Perguntas Frequentes

Perguntas e Respostas

Ficou com alguma dúvida ou está com algum problema? Encontre uma resposta em nosso FAQ. Conheça as perguntas frequentes entre os usuários do nosso sistema.


  • Help Desk é um sistema de gerenciamento de chamados e respostas com soluções de problemas e dúvidas do cliente.
  • Acesse o Site: www.microdatasistemas.com.br
    Opção Suporte SIMVirtual
    Informe o seu Usuário e Senha e depois do acesso, clique em: HELPDESK
    Caso não tenha o seu usuário e senha, entre em contato com o suporte.
  • Ao consultar a NFe (Nota Fiscal Eletrônica) podem ocorrer algumas mensagens como os exemplos a seguir:

    • Não foi possível transmitir o Arquivo O nome ou o endereço do servidor não pôde ser resolvido –
    URL:https://nfe.fazenda.mg.gov.br/nfe2/services/NfeRecepcao2 - SOAPAction:http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NfeRecepcao2/nfeRecepcaoLote2

    • Não foi possível consultar a NF-e
    [105] - Lote em processamento

    • Não foi possível transmitir o Arquivo
    The operation timed out -
    URL:https://nfe.fazenda.sp.gov.br/eventosWEB/services/RecepcaoEvento.asmx – SOAPAction:http:

    Importante:

    Através do Link a seguir é possível consultar a DISPONIBILIDADE dos serviços SEFAZ:
    http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/disponibilidade.aspx?versao=0.00&tipoConteudo=Skeuqr8PQBY=

    Através do Link a seguir é possível consultar a sua NFe (Nota Fiscal Eletrônica) Resumida ou Detalhada, além de mensagens importantes da SEFAZ:
    http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx
  • • Se a SEFAZ liberar o “Modo SCAN – Contingência” é só habilitar esta opção nos parâmetros do sistema, sem ter a necessidade de ter um formulário de segurança.

    • Caso a SEFAZ não libere o “Modo SCAN – Contingência” você pode utilizar o Papel Moeda, (Emitida pela autoridade oficial) se possuir. Com isto é possível emitir a NFe no modo FSDA na Opção “Pré-Danfe” do Sistema Microdata.
  • Caso possua Papel Moeda é possível emitir a NFe no modo FS-DA na Opção “Pré-Danfe” do Sistema Microdata.
  • Além do contato via telefone com o suporte, você consegue de outras formas:

    • Quando aparecer a tela de registro no sistema, informe seu usuário e senha do SIMVirtual e automaticamente irá trazer as chaves preenchidas;

    • através do site da Microdata e na opção “Registro” você obtém as chaves;
  • Os clientes devem entrar em contato com o Suporte solicitando Usuário e Senha do SIMVirtual.
  • Ao mudar o Horário para Horário de Verão as funcionalidades de Carta de Correção e Cancelamento irão parar caso não efetue os seguintes procedimentos:

    • Nas Propriedades do Relógio;
    Na guia Fuso Horário modificar de "(UTC-03:00) Brasília" para "(UTC-02:00) Tempo Universal Coordenado-02" ou "(UTC-02:00) Atlântico Central"

    • No site www.horacerta.com.br verificar o horário para SP.

    • Atrasar o relógio da máquina em 2 minutos referente ao site acima.

    Qualquer dúvida nos procedimentos, entre em contato com o Suporte.